Um trabalhador japonês, de 64 anos de idade, foi multado por sair três minutos mais cedo para comprar almoço. O funcionário de um escritório público da cidade de Kobe não só foi multado como recebeu uma repreensão por parte dos chefes.
O alerta foi dado por uma dos chefes do departamento que “olhou pela janela do escritório e viu o trabalhador sair do edifício e entrar em restaurante” três minutos antes do meio-dia, segundo o site japonês Sora News 24.
Descobriu-se depois que o homem saiu três minutos mais cedo em 26 ocasiões diferentes, ao longo de sete meses, para poder ir comprar comida.
De acordo com o Guardian, foi descontado do trabalhador o equivalente a meio dia de trabalho, por má conduta profissional, mas o castigo não ficou por aí.
Os representantes da empresa estatal marcaram uma conferência de imprensa para falar sobre o “escândalo”. Eles pediram desculpa pelo “imensamente lamentável” comportamento do trabalhador e curvaram-se em frente aos jornalistas como remorso.
仕事中に弁当注文で神戸市職員処分(ABCテレビ) – Yahoo!ニュース https://t.co/VxqFPIOPDM
公務員、こんなに肩身が狭いのかよ…
気分転換で弁当注文して喰うのすらアカンとかおかしすぎるやろ…
水道局の弁当はよほど美味いのか…w pic.twitter.com/3LspNBH3N6— ルーファス@ちゃうねん。 (@chaunen_roo) 16 de junho de 2018
Em 2015, mais de 2.159 pessoas suicidaram-se no Japão por causas relacionadas ao trabalho, 675 das quais devido ao cansaço, segundo dados do Ministério do Trabalho do país.